terça-feira, 2 de julho de 2013

Posso engrossar a mamadeira do meu bebê?? (Parte 2)

No post anterior eu falei sobre o que eu acho de engrossar mamadeira com esses produtos industrializados.
Esses dias pesquisando umas receitinhas para o Pedro, achei um blog muito interessante chamado As Delícias do Dudu, lá tem monte de receitinhas super saudáveis para nossos "anjinhos".
Nesse mesmo blog tem uma receita de uma SUPER FARINHA, para aquelas mamães que gostam de fazer um mingauzinho, ou mesmo de engrossar a mamadeira, uma ótima ideia para substituir os famosos mucilon, neston e similares, sendo muito mais saudável e melhor sem açúcar. Segue a receita:
 
1 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de gergelim
1/2 xícara de quinoa pode ser em flocos
* Bater tudo no liquidificador até ficar uma farinha fina.
 
Agora toda vez que faço a vitamina do Pedro (ele toma todo dia pela manhã antes de ir para creche) eu acrescento uma colher de sopa e bato junto com o leite e a fruta. Ele não sentiu qualquer diferença, mama tudinho. 
 
Eu comprei todos os ingredientes na Casa Pedro (na tijuca/RJ), ao total deu menos de R$ 5,00 (cinco reais), ou seja muito mais barato que a lata de Mucilon e muito mais saudável, vejamos o porque:
 
Benefícios da quinoa:
Proveniente da Bolívia e considerada um cereal sagrado pelos Incas, a quinua é um cereal que contém várias propriedades benéficas à nossa saúde.
Para se ter uma idéia, o grão é tão nutritivo que foi qualificado como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Acadêmia de Ciências dos Estados Unidos, por seu extraordinário valor nutritivo. Sendo comparada apenas, ao leite materno, com o valor de suas proteínas superior ao de todos os demais cereais.
Além das proteínas são encontradas: vitaminas A (importante para a saúde dos olhos), B1, B2 e B3 (relacionados ao bom funcionamento do sistema nervoso central), B6 (ligada aos processos inflamatórios), E e C (antioxidantes, ou seja, previnem danos as nossas células) e os minerais, ferro (previne anemia); fósforo e potássio (ligado ao bom funcionamento dos músculos), magnésio (relacionados aos processos antiinflamatórios), zinco (constituinte do sistema imune) e o cálcio (contribui para boa formação dos ossos e dentes).
O grão é considerado ainda, boa fonte de fibras o que contribui para o bom funcionamento do intestino, colabora na absorção do colesterol e da glicose. Possui ainda alto valor energético e rico em ômega 3 e 6. Rico em fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Sendo este grão tão nutritivo, não é dificil entender por que ele é cada vez mais utilizado. Mas, como ele pode ser consumido?
Este cereal pode ser utilizado de diversas maneiras, tanto o grão, quanto a folha, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos o espinafre. O grão, que é a forma de mais fácil utilização, e o mais fácil de ser encontrado, pode ser preparado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, preparado como arroz, e pode ainda ser utilizado no preparado de sopas, etc.  Pode-se utilizar também a farinha de quinua para o preparo de mingau, pães, pudins, massa de panqueca, bolos biscoitos, entre outros.
Além disso, este grão não possui glutén (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glutén).
Fonte:  ANutricionista.Com

Benefício do Gergelim
O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.
Alguns benefícios:
Fortalece os tendões e ossos;
Tonifica o fígado e os rins;
Tônico geral, principalmente após hemorragias;
Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;
Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;
Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.
Fonte:  ANutricionista.Com

Benefícios da Aveia:
A aveia é um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia.  A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.
Muito se tem estudado sobre a beta-glucana, uma fibra solúvel encontrada na aveia. Sabe-se que o consumo regular desta fibra ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzir a pressão arterial e a controlar o diabetes. Esta fibra absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo.
A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter diverticulite, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e ajuda na regulação do trânsito intestinal.
Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.
Fonte:  ANutricionista.Com

 

3 comentários:

  1. Nossa amei este blog, vou vir sempre por aqui. Conheci pelo post dos leites. Visite o meu quando puder!!!
    Uma dúvida: vi na tv que só pode comer estes grãos após um ano de vida. quantos anos tem seu filho??
    Ou pode comer a partir de 6 meses. Pq se puder vou fazer pra minha filha. Cris

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    Respostas
    1. Obrigada Cristiane!
      O Pedro atualmente está com 1ano e 4 meses. Comecei a dar aveia quando ele tinha 8 meses e essa "super farinha" comecei a dar a pouco tempo, pois só agora achei essa receitinha, que gostei muito muito por sinal, até eu estou tomando. Com relação a partir de que idade a quinoa e o gergelim são indicados eu não sei te dizer, mas posso procurar saber.

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  2. ola minha filha vai fazer 3 meses e eu dou aptamil pra ela indicação do pediatra pois ela nao mama direito no peito so que ela golfa muito por isso quero engrossar a mamadeira , posso usar essa farinha tbm?

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